“Alveitares e alveitaria no Portugal medievo”
Alveitares and alveitaria in Medieval Portugal
Click HERE to download.
Acaba de ser publicado (Abril de 2022) um artigo intitulado “Alveitares e alveitaria no Portugal Medieval”, da autoria de André F. Oliveira da Silva. Investigador integrado do CITCEM (FLUP), colaborador do CIDEHUS (UÉ) e membro do projeto de investigação exploratório FALCO – Hypothesising Human-Animal Relations in Medieval Portugal (FCT EXPL/HAR-HIS/1135/2021).
O artigo inclui-se no vol. 74, n.º 1 da Asclepio. Esta revista científica, fundada em 1949 e dedicada à História da Medicina e da Ciência, é publicada pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC.
Este trabalho tem como principal objetivo traçar os perfis socioeconómicos dos indivíduos que praticaram a alveitaria ao longo da Idade Média portuguesa, através da análise dos seus percursos; tarefa essa dificultada pelo reduzido número de referências documentais, problemática que André F. Oliveira da Silva também procura explicar. Assim, é apresentado um catálogo prosopográfico onde constam 13 homens, identificados num conjunto de cartas cujas datações se situam entre os anos 1331 e 1517. É, sobretudo, com base nestas biografias que o autor sustenta a sua análise, mantendo sempre uma visão comparada, nomeadamente com a Coroa de Aragão, que permite colmatar algumas limitações das fontes relativas ao Reino de Portugal.