Atividades no âmbito do Projecto COMMEMORtis

Graças ao convite de Maria Amélia Álvaro de Campos, investigadora responsável do projeto exploratório COMMEMORtis (FCT EXPL/HAR-HIS/0532/2021), sediado no CHSC da Universidade de Coimbra, dois investigadores do FALCO tiraram partido de duas actividades inseridas na programação desse projecto.

Na manhã do dia 11 de julho de 2022, teve lugar uma oficina em “Gestão de informação bibliográfica e documental com Zotero”, ministrada por Pedro Pinto. Foi proporcionada aos participantes uma introdução à utilização autónoma do software Zotero, permitindo aprender como se introduz bibliografia manualmente ou como se podem partilhar bibliotecas entre utilizadores. Não se limitando à utilização direta do programa, fomos transportados para catálogos e plataformas online – como por exemplo Dialnet, Webopac, Biblioteca Nacional de Portugal, Taylor & Francis – com o intuito de percebermos o potencial do Zotero na recolha bibliográfica automatizada. Para além desta abordagem, numa segunda fase foi-nos dada a conhecer a capacidade que o software tem para a gestão de dados documentais. Assim, ficámos a conhecer Documenta, um projeto promovido por Pedro Pinto que procura reunir, numa só base de dados, fontes que já se encontram publicadas.

Já a 15 de Julho, usufruímos de uma formação acerca de “Abordagens digitais às fontes medievais”, durante a qual intervieram as Colegas Amélia Campos, Ana Isabel Ribeiro e Covadonga Valdaliso, oferecendo perspectivas diversas sobre as aplicações das Humanidades Digitais ao tratamento e ordenação de dados historiográficos. Designadamente,  ouvimos falar sobre o software Timelink, desenvolvido na Universidade de Coimbra sob a égide do Professor Joaquim Ramos de Carvalho (MHK / TIME LINK), sobre a aplicação desta tecnologia no âmbito dos objectivos do COMMEMORtis, e ainda acerca de algumas das questões associadas à edição de textos medievais.

Todas as informações acerca deste outro projecto exploratório estão no site https://commemortis.wixsite.com/my-site