Lugar dos bichos

Lugar dos bichos

concurso de fotografia || envio de trabalhos até 31 de Janeiro para falco@fcsh.unl.pt


Através da observação fotográfica, que elos entre os lugares históricos e os animais que a eles se ligam?

Desde tempos imemoriais que o ser humano coexiste no meio natural e a ele se adapta. Do mesmo modo, transforma, transfere e transmuta a paisagem – é a natureza adaptando-se à intervenção humana.

Entre monumentos e sítios, por todos os cantos do nosso país encontramos exemplos de património histórico edificado. Encontramo-lo inserido na paisagem, de que modo for. Seja incorporado em matas, jardins, praias ou rochedos, seja em aldeias, vilas ou cidades. Necessariamente, estas edificações são partilhadas, revisitadas e mesmo habitadas por outras espécies animais. Também desse modo se tornam perenes e relevantes. Partilhe connosco o seu olhar sobre esta interacção.

A iniciativa Lugar dos bichos enquadra-se no projecto de investigação científica Problematizando as relações entre humanos e outros animais no Portugal medievo (FALCO – FCT EXPL/HAR-HIS/1135/2021), em parceria com empresas e colectividades de expressão local. Tem como principal objectivo sensibilizar o público não especializado para a interligação entre espécies animais, o património histórico e natural, e a conservação.

Todos os participantes receberão certificado de participação. O participante vencedor será premiado com um curso teórico-prático de Falcoaria, com a duração de três dias, ministrado por técnicos especializados, na região de Mafra.

Floresta e castelo de Vincennes. Detalhe de miniatura do Livro de Horas do Duque de Berry (França: Chantilly, Musée Condé, Bibliothèque, Ms. 65, f. 12v.)